Sabe a sensação de estar vendo um filme repetido, cuja História não é surpresa? É assim que o SINTESI-RJ recebeu a informação de que o SEEMRJ continua com as mesmas práticas antissindicais de sempre: se recusar a negociar o acordo coletivo de trabalho e agora, conforme informado pela contadora da entidade, de estar proibida por determinação do presidente da entidade de realizar o desconto das mensalidades dos sócios do Sintesi. Será que esta direção não se tocou que Bolsonaro não é mais presidente? Que o Brasil voltou a respirar democracia, onde todos podem se manifestar livremente, com direito a associação.
O SEEMRJ já foi denunciado ao MPT pelo SINTESI-RJ pelas suas atitudes nefastas: Valores em atrasos referentes a parcelas do FGTS e INSS dos trabalhadores que há tempos não vem sendo recolhidas; Pendência/Descumprimento em relação ao Acordo Coletivo de Trabalho anterior, onde os trabalhadores não deveriam receber menos de R$ 3000,00 mesmo com a redução de jornada;.Pratica de redução Salarial em período em que não existia previsão em Acordo Coletivo; Salários constantemente em atraso, entre outras, prejudicando a vida dos seus funcionários. Essa postura mostra que estas pessoas que dirigem um sindicato tão importante, filiado a uma grande central sindical, não tem compromisso com a classe trabalhadora.
Por conseguinte, o Ilustre MPT apurou a existência de pertinência temática com aquele referente à PAJ 005489.2019.01.000/0, determinando a Notificação do SEEMRJ, que não apresentou no prazo estabelecido a documentação requerida pelo Ministério Público.
Não é crível que o SEEMRJ, não consiga atender o comando do MPT, reitere-se que já fora ultrapassado o prazo de 90 dias concedido em 20/07/2023, o que leva crer o Sindicato Investigado, não possui qualquer comprovação do que foi exigido pelo MPT, e protela a entrega da comprovação documental exigida, pois não cumpre com as situações narradas na presente denúncia.
O SINTESI-RJ, desde o vencimento do ACT vem tentado insistentemente reunião, e mesmo sendo tratado de forma hostil pela direção do SEEMRJ, vai continuar na luta com os empregados do sindicato, buscando defender seus direitos a um ACT justo, como também o livre direito de ser filiado ao seu sindicato de base.
O SINTESI-RJ se não conseguir pelo diálogo sentar para negociar com a direção patronal, vai buscar pela via judicial uma solução para esse impasse.
Direção do SEEMRJ mostra mais uma vez sua postura autoritária
